sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

... DO GRANDE DIA


.
.
.
Jamais poderia escrever uma mensagem de agradecimento em um convite de formatura.
Não sei escrever mensagens. Não sei falar frases curtas e de efeito.
Não saberia nunca agradecer tanta coisa em alguns caracteres. Tantas pessoas. Tantos aprendizados em cinco anos.
Porque para finalizar esses cinco anos, antes eu ainda vivi dezenove.
Coisas que eu não poderia deixar de fora. Nomes que foram e que são importantes para o que sou hoje.
Por isso pequenas frases. Que são tão intensas quanto quem as escreveu.
Pensa sintetizar toda essa bagagem. Acho uma falta de respeito isso. Com toda uma vida. Com uma caminhada.
Convites de formatura deveriam ser para cada aluno uma página inteira.
Ali você poderia desenhar, colocar fotos, contar histórias ou se você não tivesse vivido nada, deixar em branco.
Fazer daquela página toda seu canto, sua lembrança. Não só pelos anos vividos dentro de uma faculdade.
Mas por todos os sentimentos que te transformaram, que te nortearam, que te fizeram virar "gente grande".
De como você foi vestida no primeiro dia de aula até hoje.
Tudo te revela. Tudo mudou desde aquele primeiro dia.
Nunca tive uma vida de universitária como tantas pessoas.
Tive amigos. Mas a maioria fora das paredes da faculdade.
E os amigos que fiz dentro de sala eu os carrego comigo até hoje. São pouquíssimos, mas são verdadeiras jóias que brilham por aqui, no meu céu.
E as pessoas que conheci do lado de fora da faculdade?
Os amigos de amigos que se transformaram em meus amigos?
Os mestres que tenho, a família, como poderia deixar tudo isso de fora?
Se eu pudesse escrever uma mensagem de formatura, iria escrever um texto.
Iria querer falar das vezes que como todas as pessoas que já estudaram na vida chegou na hora da prova sem nem saber onde assinar o nome no cabeçalho.
Ou então das provas que fiz achando que era o Chico Xavier e tentando psicografar alguma coisa do além.
Iria querer falar das vezes que pensei desistir disso.
Que jurei que iria virar hippie, que me mudaria para uma praia da Bahia e iria fazer tatuagem de rena e vender brinquinhos de côco.
De todas as vezes que odiei um professor. Que até xinguei a coitada da mãe dele.
Sabe eu ia querer contar das duas vezes que me senti caloura no mesmo curso.
Das idas e vindas do primeiro ano à Varginha. Do primeiro dia no Gammon.
Ia falar de todas vezes que chorei nesse período. E todas as vezes que contei piadas.
Do primeiro emprego. E depois dos 3 anos de UFLA.
Tinha tanta coisa para dizer. Como todos os outros alunos.
Por isso um convite deveria ser uma página por pessoa. No mínimo.
Como eu poderia deixar tudo que me fez melhor de fora?
Hoje acordei pensando que esse momento nunca chegaria. Que foi uma eterninadade toda.
Mas foi sábio quem resolveu fazer os cursos por semestres.
No final do ano você já cumpriu dois. Em dois anos, quatro. E por aí vai.
Pensa na rapidez que é isso. Quando vê já se passou quatro anos, e no meu caso, cinco. rs
Quando vê você olha para trás e vê o tanto que mudou.
E de repente você olha para frente e não sabe nada do que te espera.
A mesma sensação do vestibular. Não saber o que fazer da sua vida.
Mas quer saber? Essa sensação de agora é muito melhor.
É sensação de "gente grande", de um grande dever cumprido.
Sensação de ser. Diferente da sensação de ter um diploma.
Sensação que só quem passou ou quem ainda irá passar pode descrever.
Sensação que vira e mexe eu estou dizendo: Realmente... Agora os tempos são outros! 

4 comentários:

  1. Iara, meus parabéns pela conquista! Cada pessoa bem sabe os obstáculos e dramas que enfrenta na vida, e você descreveu muito bem sua trajetória até este momento. Se você sabe o que passou, então sabe que há muito mais por vir, tanto coisas boas quanto ruins. Mas sabe qual é a melhor das notícias? Mesmo as coisas ruins virão para o bem! Tenha determinação, persistência e foco no início desta nova jornada, pois esta sim vai até o fim de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Uau.....Senti uma emoção ao ler seu texto!!!!
    Uma emoção que nem sei explicar, mas que é gostosa de sentir!!!! E olhe que são poucas as vezes que um texto me toca lá, mas bem lá no fundo!!!
    Achei seu blog no "Costurando estrelas".

    Gostei da forma com que você escreve! Solta e leve! Parabéns!

    Bjus e até a próxima!

    Jessi *Magali*

    ResponderExcluir
  3. Uma boa parte da vida encerrando o ciclo, mas há coisas mais maravilhosas ainda para viver. Boa sorte! =)

    ResponderExcluir
  4. Tulio, Jessi e Poeta da Colina! Obrigada! Foi um momento único, e incisio de muitas outras coisas! E Jessi, seja bem vinda!!! Beijocas, Iara Maria.

    ResponderExcluir